top of page

BOMBA DE VÁCUO

A Femic bombas a Vácuo é uma empresa brasileira, fundada em 2007, onde seu fundador José Gilmar da Silva tinha mais de 30 anos de experiência no ramo de bombas de vácuo. A Femic bombas a Vácuo trabalha para oferecer produtos e serviços de primeira qualidade, se adequando sempre que possível as necessidades de cada cliente.

Nossos produtos são constantemente aprimorados, com processos de fabricação que seguem rígidos padrões qualidade, além de oferecermos serviços técnicos altamente qualificados, possibilitando um rápido atendimento.

Dispomos de completa infraestrutura industrial, tecnológica e comercial. Com foco no investimento e na capacitação de nossos funcionários, maquinários e equipamentos de controle de qualidade.

O que são Bombas a Vácuo?

Bomba de vácuo é usada em uma vasta gama de processos de fabricação industrial, incluindo mineração, fabricação de papel e celulose, açúcar e álcool, alimentos, produtos químicos, plásticos, vidro, alumínio, entre outros. Uma bomba de vácuo industrial é usada para criar, melhorar e manter o vácuo nesses processos. Existem muitos tipos de tecnologias de vácuo industrial disponíveis e este artigo explorará essas tecnologias. 

Bomba de vácuo é um aparelho destinado a retirar o gás de um determinado volume, de forma que a pressão seja baixada a valores adequados ao propósito desejado.
A variedade de aplicações da tecnologia do vácuo é tamanha, que para determinados propósitos pressões da ordem de 100 mbar podem ser suficientes, enquanto para outros propósitos são necessárias pressões da ordem de 10-10 mbar.

BOMBA DE VACUO FEMIC.jpg
logo femic.png

Dessa forma existem uma grande variedade de tipos de bombas de vácuo capazes de atender as mais diversas aplicações
As bombas de vácuo podem ser classificadas em três categorias: bombas de deslocamento positivo; bombas de transferência de momento e bombas de captura.

Bombas de deslocamento positivo
Neste tipo de bomba, o gás é manipulado usando-se movimentos repetitivos de peças mecânicas, sincronizados com a abertura e fechamento de válvulas, que deslocam o gás da entrada até a saída em pequenas e discretas quantidades, com uma alta taxa de repetição e com alguma compressão.

Alguns exemplos são: bomba de palhetas rotativas, bomba de diafragma, bomba Roots e bomba scroll.

Bombas de transferência de momento.

Bomba difusora vista em corte.
Nessa bomba, as moléculas do gás interagem com um jato de alta velocidade de um fluido ou com uma superfície sólida com movimentação muito rápida.
Esta interação altera a direção do movimento da molécula, e a empurra continuamente até a saída, que está, usualmente, a uma pressão muito menor que a atmosférica.

Este tipo de bomba necessita de uma outra bomba (tipicamente de deslocamento positivo) ligada à sua saída para funcionar.
Alguns exemplos são: bomba difusoras (ou de difusão); bomba drag, e bomba turbomolecular.

Bombas de captura
Neste tipo de bomba, as moléculas são removidas da fase gasosa por meio de uma captura realizada em superfícies, por processos físicos ou químicos de condensação ou adsorção.
Geralmente o processo de captura é ajudado pela presença de campos elétricos ou magnéticos presentes na bomba.
Este tipo de bomba não apresenta uma saída para o gás bombeado, pois o mesmo fica armazenado num estado condensado.

Bombas de vácuo lubrificadas ou secas
As tecnologias de bomba de vácuo são consideradas úmidas (lubrificadas) ou secas (sem óleo ou com funcionamento a seco), dependendo de o gás ser ou não exposto a óleo ou água (bombas de anel líquido) durante o processo de compressão. 

As bombas lubrificadas selam a si mesmas usando óleo; esse fluido pode contaminar o gás bombeado. Visto que as bombas de vácuo a seco não têm fluido no gás bombeado, elas dependem de folgas precisas entre as partes rotativas e estáticas da bomba, além de retentores, anéis de pistão e o-rings para otimizar a vedação.

Nas bombas secas, o óleo ou a graxa usados para lubrificação dos rolamentos e engrenagens, são mantidos separados da unidade geradora de vácuo ou pressão, o que garante a redução do risco de contaminação e névoa de óleo. Em função disso, elas trazem grandes benefícios ambientais por não exigir o descarte de óleos e não contaminar a água como as bombas lubrificadas.

Produzimos Bomba de Vácuo de Anel Líquido de vazão de 7 m³/h á 725 m³/h, com vácuo de 730 mmhg ao nível do mar.
O material utilizado em nosso equipamento é fornecido conforme aplicação de nossos clientes, hoje temos como padrão de fabrica a bomba construída em ferro fundida com rotor inox 304 e motor elétrico.

A FEMIC trás dois novos modelos de bomba de vácuo de anel líquido, modelo BV-050 e BVII-075, para aplicações em autoclaves, máquinas de pequeno porte, laboratórios, entre outras.

TIRE DUVIDAS E SOLICITE SEU ORÇAMENTO SOBRE BOMBA DE VÁCUO
Telefone: +55 (11) 2721-5301 / 2705-1431 

+55 (11) 98305-4550

E-mail: femicbombasdevacuo@terra.com.br

Rua dos Gerentes, 285 – Parque dos Bancários CEP: 03922-130 – São Paulo/SP

logo femic.png
bottom of page